São José – Tema da Exortação Quaresmal 2021

25 de novembro de 2020

Decorreu de 9 a 15 do corrente mês, em Nouakchott, a Assembleia ordinária da Conferência Episcopal Interterritorial dos Bispos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mauritânia e Senegal. O Cardeal D. Arlindo Furtado, eleito Presidente para os próximos três anos, traça um balanço positivo da Assembleia.

Dulce Araújo (com Rádio Nova)

O encontro foi realizado em Nouakchott por razão de rotatividade entre as Dioceses, mas também por o Bispo daquela Diocese, D. Martin Happe, estar a celebrar neste 2020 os seus 75 anos de idade e os 25 de sagração episcopal.

Durante a Assembleia D. Arlindo Furtado foi escolhido como Presidente da Conferência, sucedendo no cargo a D. José Câmnate, agora Bispo emérito de Bissau.

Ouça:

Durante a Assembleia foi redigida como de costume a Exortação para a Quaresma de 2021 que este ano – lê-se no site da Diocese de Mindelo – tem como tema: “São José, protector da Sagrada Família e modelo de vida cristã”. O Cardeal D. Arlindo ilustrou um pouco mais, aos microfones da Emissora cristã de Cabo Verde, Rádio Nova, as razões desta escolha.

Ouça:

O ponto alto do encontro foi, no último dia, a festa jubilar do Bispo da Diocese de Nouakchott. Tendo D. Martin Happe completado 75 anos, já se pensa na eventual tarefa, não fácil, de encontrar um substituto para ele à frente dessa Diocese.

Ouça:

Participaram nessa Assembleia ordinária da Conferência Episcopal, Bispos do Senegal, Mauritânea, Guiné Bissau e Cabo Verde.

A próxima sessão ordinária da Conferência Episcopal será em Bafatá, Guiné Bissau.

Fonte: Vatican News

FacebookWhatsAppTwitter