VOCAÇÃO: CHAMADO DE AMOR DE DEUS

3 de agosto de 2022

Amados irmãos e irmãs, estamos no mês de agosto, mês dedicado as vocações especifica da Igreja. A vocação Sacerdotal, Familiar, Religiosa e Laical da Igreja. Cada domingo do mês celebraremos como muito amor cada chamado de Deus.

Vocação vem da palavra “vocare” que significa chamado, por isso é à resposta humana a um chamado divino. Costuma-se distinguir cinco grandes tipos de vocação. Uma não exclui a outra, muito pelo contrário, se supõem e se completam.

O primeiro do chamado Divino é a vocação à vida. Todos nós vivemos porque fomos chamados a existência. Ninguém vive porque decidiu viver. Alguém nos chamou para a vida (cf. Gn 1,27). Toda vocação corresponde a uma missão, por isso a vocação à exige de nós o compromisso de defendê-la e de promovê-la em toda a sua amplitude: saúde, educação, oportunidade de trabalho, lazer, espiritualidade, etc. O Papa Francisco nos diz: “Somos chamados à defesa e ao serviço da vida desde a concepção no ventre materno até a idade avançada, quando ela é marcada pela enfermidade e pelo sofrimento. Não é lícito destruir a vida, torná-la objeto de experimentações ou falsas concepções”.

O segundo tipo é a vocação à santidade. São Paulo diz que a vontade de Deus é a nossa santificação (1Ts 4,3). “Sede santos, poque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2). Ser Santo é fazer em tudo a vontade de Deus Pai, é corresponder ao seu amor divino, é ficar longe de tudo o que é pecado, do quem nos impede de viver na graça divina, a vocação à santidade sempre foi necessária. Para ser santo não é necessário que faça algo extraordinário (cf. Mt 28,34-41). Basta viver com amor e fé as ocupações ordinárias de cada dia. A nossa santidade deve vir d’Ele e existir para Ele, precisa ser encarnada na história em que vivemos, assim como Jesus o fez.

O terceiro tipo é a vocação que nos leva a assumir um “estado de vida”, ou seja, através dela que se assume a vida laical (solteiro, casado, viúva ou consagrado), ou a vida consagrada através dos Conselhos Evangélicos de pobreza, obediência e castidade (religiosas ou religiosos), ou a vida dos ministérios ordenados (diácono, padre, bispo). Esta vocação é de importância capital. Um desses três estados vocacionais (laical, consagrado, ordenado) nos foi dado no dia do nosso batismo, são caminhos de santidade e refletem a vontade do Criador.

O quarto tipo chama-se vocação profissional. O trabalho é uma das características do ser humano através do qual a pessoa realiza-se, aperfeiçoa a obra da criação, colabora com o progresso social na sociedade na qual está inserido, e na Igreja contribui com a obra de Evangelização.

O quinto tipo vocacional é o que acontece dentro da comunidade eclesial. Assumir ministério (serviços) na Igreja é também uma vocação. O exercício deles supões o chamado divino e exige disponibilidade de quem se sente chamado. Que todos tenhamos a consciência vocacional do chamado divino que gera testemunho de vida, amplia a ação pastoral, atrai e cultiva novas vocações especificas para o sacerdócio presbiteral, para a vida consagrada e para famílias cada vez mais santas.

Deus abençoes a todos os paroquianos(as) todos de coração de boa vontade.