São José: modelo de fé para toda a Igreja

3 de março de 2021

Amados irmãos e irmãs, iniciamos o mês de março e ainda com os desafios e sofrimentos da covid-19, mais a esperança e a alegria superam todo os sofrimentos e desafios.

Mês de março é dedicado a São José, pai adotivo de Jesus e modelo de obediência e fé para toda a Igreja. Temos mais um motivo de nos alegramos e celebrarmos São José, pois, estamos com toda a Igreja celebrando o seu ano. Ao comemorarmos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX.

O Papa Francisco acaba de dar um grande presente a Igreja, o “Ano de São José” através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. Esta Carta, como o próprio título sugere, é cheia de afeto. Nasce do coração paternal de Francisco, que deseja, por meio dela, chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus.

O Evangelho dá a José o título de justo (Mt 1,19), termo raríssimo e concedido a pouquíssimos personagens na Sagrada Escritura. A vida de São José e de Maria não será nada fácil. Terão de enfrentar as dificuldades das mais diversas. Eram pobres e enfrentaram tudo com muita fé no Deus justo.

Que possamos como São José sermos fiéis e vivermos com o olhar fixo no Senhor e amando um ao outro. Deus abençoes a todos. São José! Rogai por nós!

Aquele que me enviou está comigo.” (Jo 8, 29)