Natal: Festa do amor e fraternidade

2 de dezembro de 2020

Amados irmãos e irmãs, chegamos ao último mês do ano de 2020, um ano complicado com muitos desafios e lutas principalmente em relação a esta pandemia do novo coronavírus. Mais também um ano de superação e de conquista com a presença amorosa de Jesus Cristo.

Por isto, chegou o tempo de olharmos para nós mesmos, e fazermos nosso exame de consciência para celebramos bem o tempo Santo do Natal a chegada do Filho de Deus entre nós, nossas famílias e comunidades povo de Deus.

Lembremos que Jesus, ao nascer, foi colocado numa manjedoura, pois não havia lugar para ele nas casas de Belém (Lc 2,7). Também hoje, Jesus, muitas vezes, não encontra lugar nas nossas vidas e em nossas casas, enfim no natal não damos lugar para Jesus, mais damos lugar para o aspecto social e a sociedade nos oferece que não é o verdadeiro sentido do natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Igreja nos oferecem muitos caminhos para prepararmos bem o nosso coração para o verdadeiro sentido do natal, como o Tempo do Advento que são os quatros finais de semanas que antecede o dia santo do natal. Também nossas paróquias e comunidades celebram a novena em família mesmo neste tempo de pandemia novo coronavírus vamos celebrar a novena com muito carinho e zelo nas nossas igrejas e capelas e assim fazemos a festa do amor e fraternidade entre nós filhos e filhas amados de Deus.

Os Evangelhos narram que Jesus é o Salvador, o Messias, o Senhor que nasceu pobre e humilde na periferia de Belém, pois não havia lugar para Ele. Portanto, os primeiros a receber a notícia do nascimento de Jesus foram os pastores, os pobres e últimos, que acolhem com alegria a chegada do Messias, que veio trazer a salvação para todos os povos. O Menino, que nasceu em Belém, vem de Deus, o anjo do Senhor comunica a notícia aos pastores, que acolhem com alegria a chegada, dando um lugar de destaque no coração deles (Lc 2,9-11).

Natal é a festa de todos os povos, pobres, ricos, negros, brancos é a festa universal. Que possamos dá um lugar a Jesus Cristo em nossas vidas em nosso coração.

Feliz Santo Natal a vocês paroquianos e paroquianas da Paróquia Santana e a todos os homens e mulheres de bom coração.

“Aquele que me enviou está comigo.” (Jo 8, 29)