MAIO: MÊS DEDICADO A NOSSA SENHORA

4 de maio de 2022

Amados irmãos e irmãs, iniciamos o mês de maio, mês este dedicado a Nossa Senhora mãe de Jesus Cristo e também dedicado a todas as mães. A tradição iniciada no século XVII permanece até hoje com a celebração da Mãe de Jesus.
Maio é conhecido popularmente como o mês das mães, devido à tradicional comemoração em seu segundo domingo, mas, para os católicos, o mês também tem outro significado bastante especial: a celebração da Virgem Maria.

A Mãe de Jesus, que é uma das figuras mais emblemáticas da igreja, atende por mais de 50 denominações: Nossa Senhora do Bom Sucesso, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Graça, Nossa Senhora Aparecida, entre outras.
No entanto, o hábito de dedicar o mês de maio à Maria não faz parte dos primórdios da Igreja e é um acontecimento mais recente em sua história. A ideia de dedicar 31 dias à memória de Maria, que com um ato de amor e fé, aceitou o pedido do Anjo Gabriel e deu à luz a Jesus Cristo, começou no século XVII com dias repletos de orações e pedidos destinados à Mãe de Jesus. No entanto, as comemorações não eram exclusivas ao mês de maio. Somente durante o século XIX que o mês passou a ser declarado como exclusivo das devoções marianas.

No Brasil, mais especificamente, a devoção Mariana foi espalhada pelo país graças aos padres Jesuítas, que estavam nas então recém descobertas terras brasileiras para evangelizar os povos originários que aqui vivem.
As celebrações durante o mês variam, mas rezar o terço diariamente durante maio é uma das tradições mais comuns, além de sempre relembrar as graças, intercessões e milagres concedidos através dos anos para os fiéis devotos à Mãe de Deus.

Deus abençoe a todos os paroquianos(as) e todos de bom coração.

“Aquele que me enviou está comigo” (Jo 8-29)