FINADOS: UM DIA PARA HOMENAGEAR AS PESSOAS QUERIDAS QUE ESTÃO COM DEUS

1 de novembro de 2021

Amados irmãos e irmãs, iniciamos mais um mês, o mês de novembro com muita fé e esperança estamos vencendo a luta de cada dia.

Na tradição da Igreja Católica, primeiro de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu. É por isso que no dia e de novembro se celebra o dia de Finados.

Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século I, quando era costume visitar túmulos mártires. No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos.

Uma vez que a morte é parte da vida, faz sentido que as pessoas de todo mundo, de todas as culturas e origens diferentes tenham suas próprias festas reservadas para honrar aqueles que já faleceram.

A Igreja, mãe piedosa, quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos deste o princípio do mundo cuja fé só Deus conhece.

Vamos seguir firmes irmãos e irmãs, na esperança de um dia encontrarmos com Deus de misericórdia e com os nossos falecidos que agora rezamos por eles.

Que o mês de novembro, seja abençoado com muita paz e saúde para todos os paroquianos (as) e todos os homens e mulheres de boa vontade.

“Aquele que me enviou está comigo” (Jo 8-29)