Fala com sabedoria, ensina com amor (CF. PR 31,26)

6 de março de 2022

Amados irmãos e irmãs, no dia 2 de março iniciaremos com a quarta-feira de cinzas, a Igreja nos convida a rezar e celebrar o Tempo Quaresmal momento de pararmos e fazer penitência, jejum e oração, de olharmos para nós e nos convertermos.

E a Igreja no Brasil no Tempo Quaresmal, nos convida a refletir a Campanha da Fraternidade 2022 sobre a realidade da Educação com lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” sempre iluminado com um texto bíblico que este ano é do livro dos Provérbios.

A Campanha da Fraternidade nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. (Texto Base CF 2022)

A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para cidadania.” (Texto Base CF 2022, nº 5)
Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pode simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.” (Texto Base CF 2022, nº 227)

Que possamos a luz do Evangelho lutarmos por uma educação de inclusão onde todos e principalmente os, mais pobres tem o direito de uma educação integral deste da educação de base até a graduação superior.

Deus abençoe a todos os paroquianos(as) e todos de bom coração.

“Aquele que me enviou está comigo” (Jo 8-29)