Pastorais

Catequese

O termo CATEQUESE é comum na pastoral da Igreja Católica, geralmente significando o período de formação voltado aos sacramentos, especialmente à Primeira Eucaristia e ao Crisma.

No entanto, ao estudarmos os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, fica claro que o seu significado é bem mais amplo. Assim, podemos definir a Catequese como: Processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará. Nesse processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. A catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação.

A catequese só se realiza pela imersão na pedagogia de Jesus e na pedagogia de Deus, a pedagogia do amor, do acolhimento, da esperança, da compaixão. Essa imersão se dá em primeiro lugar pelo testemunho de vida daqueles que se dedicam a catequizar. A partir desse Testemunho, segue o anúncio e finalmente se completa com a experiência da presença e do amor de Deus.


Horários da catequese nas comunidades


Comunidade São Francisco

Rua. Jequitibá, 221 São Francisco

Quarta-feira: 18:30 as 19:30 Salão comunitário


Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Rua Cedrinho 335 Jardim Vitória

Sexta-feira: 19:30


Nossa Senhora Aparecida

Av. Lafaiete Lopes, 148, Industrial

Sábado: 08:30 e as 16:00


Sagrado Coração de Jesus

Rua Pérola, 22 Residencial Paraíso

Sábado: 09:00


Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

Córrego do Achado de baixo

Domingo: 09:00


FacebookWhatsAppTwitter