Brasil

Esta é a mensagem do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que tem início neste domingo (28/05), Solenidade da Ascensão do Senhor, e prossegue até o próximo domingo, 4 de junho, Solenidade de Pentecostes.

Em muitos países da América Latina a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada antes ou depois do Pentecostes. O tema deste ano é “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração dos 500 anos da Reforma”.

Inspirada na 2Cor 5, 14-20 a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano traz como mensagem central a afirmação de que é a graça de Deus que nos reconcilia. A relação entre graça e reconciliação é motivada pela celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, ocorrida em 1517, na Alemanha.

“O movimento da Reforma não foi isento de conflitos e extremismos religiosos, causados pelas partes envolvidas. É justamente por causa desses conflitos que a palavra reconciliação torna-se central ao refletirmos sobre estes 500 anos”, destaca a mensagem assinada pelos representantes do Conic.

 

 

Bolívia

A Bolívia também celebra nesse mesmo período a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos sobre o mesmo tema, recordando os 500 anos da Reforma. Cada jurisdição preparou o próprio programa de iniciativas.

 

 

Chile

No Chile, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos terá início no Domingo de Pentecostes, 4 de junho, e se concluirá no domingo sucessivo.

“Este ano, a Semana de Oração nos convida a nos deixar-se reconciliar com Deus e a nos reconciliar com nós mesmos. À luz da Palavra de Deus citada no tema, rezamos e trabalhamos constantemente para alcançar a unidade visível”, exorta Dom Jorge Vega Velasco, Bispo de Illapel, presidente da Comissão Nacional para o Ecumenismo.

 

 

Uruguai

O Bispo de São José, Dom Arturo Fajardo, Presidente do Conselho das Igrejas Cristãs do Uruguai (Cicu) fará uma reflexão na celebração ecumênica de 1° de junho, na Igreja Luterana da Congregação Evangélica Alemã de Montevidéu, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Os membros das Igrejas Cristãs do Uruguai se encontrarão para refletir sobre o tema da Semana e fazer avançar o diálogo entre as diferentes confissões.

 

Fonte: Radio Vaticano