O Dia Nacional da Juventude fez morada este ano de 2017 na cidade de Passabém-MG. O DNJ teve como tema: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra” e como lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11).

O projeto de construção do DNJ foi de grande alegria, onde a Pastoral da Juventude juntamente com demais expressões juvenis de nossa Diocese se uniram e em conjunto construíram esse grande dia de celebração da vida jovem.

Foram momentos de muita alegria para nossos jovens! Tivemos uma abertura oficial muito marcante onde recebemos as cidades presentes no DNJ e trazemos presente a presença de nossa Mãe Maria para o momento. Tivemos uma acolhida calorosa feita pelos jovens de Santa Maria de Itabira, realizada com muita música e louvor. Logo após foram realizadas as oficinas, momento no qual os jovens foram divididos e participaram das oficinas formativas ministradas por instituições da cidade de Passabém. Pós oficinas houve o momento do lanche e de animação com o grupo social Tambores do Morro de João Monlevade, grupo que proporcionou muito louvor, dança e alegrias para os jovens. Em seguida foi realizado o Momento Mariano, espaço de intensa oração que foi realizado através de um teatro e uma breve pregação à nossa Mãe Maria. Encaminhado para o término do evento , ocorreu a Santa Missa presidida pelo nosso bispo Dom Marco Aurélio e concelebrada com demais companheiros padres de nossa Diocese.

Toda nossa Diocese agradece profundamente a cidade de Passabém que nos acolheu muito bem. Agradecemos ao pároco, Padre Paulo, que com todo carinho nos recebeu de braços abertos. Agradecemos as autoridades presentes da cidade no evento. Agradecemos aos jovens e leigos da cidade e de toda a Região Pastoral I que se colocaram a serviço da construção deste momento e agradecemos também a toda a equipe do Secretariado Diocesano na pessoa da irmã Silvia, que tanto somou para a construção do DNJ.

Na certeza do processo de construção do Reino de Deus e da luta contra todo tipo de violência e extermínio da juventude. A caminhada dos jovens de nossa Diocese não pode parar, neste sentido ano que vem nosso DNJ fará morada na cidade de Nova Era – Regioão Pastoral II, esperamos a todos com muita alegria.

Por Sarah Suzan