Entre os dias 10 a 12 de novembro de 2017, aconteceu o 4º Congresso Diocesano da Pastoral Familiar, no campus da Unileste – MG, em Coronel Fabriciano. O evento teve como objetivo trazer temas relevantes e atuais abordados por profissionais e padres renomados e atuantes, proporcionando um alto nível de reflexão a essa porção do povo de Deus.

O ciclo de conferência foi iniciado ainda na noite de sexta-feira, com o tema: “Família, ainda é uma prioridade”, pelo padre José Geraldo de Melo, Coordenador Diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia São João Batista em Cachoeira do Vale, Timóteo.

A acolhida de boas vindas foi do padre Aloísio Vieira, Vigário Geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ipatinga, representando Dom Marco Aurélio Gubiotti, que não pôde comparecer por compromissos pastorais. Foi um momento impar, onde os encontristas tiveram a oportunidade de realizar uma formação solida e edificante, onde houve a junção da teoria com a prática efetivamente. Com palestras na parte da manhã e ficando à tarde para oficinas, mesa redonda, plenária e finalizando com momento mariano.

A mesa de debater foi formada para pela coordenação diocesana da Pastoral Familiar e também contou com padre Alex Banza Ilunga, assessor Diocesano da Pastoral Familiar e do padre Pascifal José do Nascimento, Vigário Episcopal da Região Pastoral 3 e pároco da Paróquia São José em Timóteo.

A 2ª conferência apresentada foi: “Dimensão Histórica da Família”, apresentada pelo padre Nelito Dornelas, teólogo, filósofo, assessor da CNBB na área social e membro da Comissão do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, coordenada pela Cáritas da Diocese de Governador Valadares.

A 3ª conferencia: “Influencia da Dimensão Histórica na Educação das Famílias”, foi apresentada pela psicóloga Priscila Barreto Nepomuceno Scarabelli da paróquia São Geraldo.

A 4ª conferencia: “Motivação para a Preparação para o Matrimonio por Acolhida”, foi apresentada por Valeria, coordenação do Grupo de Mães que Oram pelos Filhos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade.

Já no domingo,  a 5ª palestra foi sobre o Código de Direito canônico – Nulidade Matrimonial, que foi apresentada pelo padre José Geraldo da Fonseca CR, Presidente do tribunal Eclesiástico da Diocese e vigário na paróquia São José em Timóteo. Finalizando o ciclo de palestras no congresso.o casal João Bosco Lugnani e Aparecida Eunides Galli Lugnani, falaram sobre a: “Espiritualidade na Família”. Vale lembrar que nos intervalos das atividades a animação ficou a cargo do ministério de música da comunidade Santo Antônio, Paróquia São Geraldo de Ipatinga.

Foram trabalhadas seis oficinas no congresso: a primeira foi O que é Pastoral Familiar? Com o casal Anderson e Elcy, que são coordenadores do Setor Pós – Matrimônio da equipe Diocesana. Já os casais Walter e Josiane do CEDEV (Centro de Defesa da Vida) e instrutores do MOB – nível II, de Pedro e Tânia, instrutores do MOB e José Penha e Maria Elena, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, trabalharam com o Planejamento Natural da Família.
O diácono Luiz Carlos de Paiva discerniu o tema: “Estágios de Fragilidades nas Famílias”. Os casais Jandir e Maria Eliza, João Batista e Vera Lucia trabalharam o tema: “Preparação de Noivos Por Acolhida”. Saúde Psicológica e Sexualidade da Família foi o tema trabalhado pelo diácono João Carlos e Maria Luiza sua esposa. Finalizando padre Eugênio Ferreira, CR pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itabira trabalhou o tema Código de Direito Canônico. O evento contou com um total de aproximado de 300 pessoas.

Por Pastoral da Comunicação
Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano – MG