A Paróquia

História, religiosidade e tradição

A Paróquia de Santana pertence a Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano e está situada em Santana do Paraíso/MG, no entanto seu curato pertenceu a Paróquia Santo Antônio de Mesquita até meados de 1969 quando se tornou oficialmente paróquia.

Sua história se mistura com a da cidade de Santana do Paraíso, município constituído na segunda metade do século XIX. Anteriormente, a cidade era denominada “Taquaraçu”, em razão da grande quantidade dessa planta que existia na região.

Com o povoamento do lugar, os fazendeiros doaram parte da terra à Santana, mudaram o nome para Santana do Paraíso e elegeram Santa Ana como sua padroeira. Já o nome “Paraíso” surgiu, em razão da beleza do lugar, com suas cachoeiras de águas límpidas, refrescantes e as belíssimas paisagens.

A festa de Santana, em homenagem à sua padroeira, é uma das maiores e mais bonitas tradições local. Realizada no dia 26 de julho, dia de Santa Ana, a Festa é precedida por uma semana de atividades religiosas e recreativas. Em sua programação conta-se com uma emocionante procissão pelas ruas em torno da Matriz com a belíssima imagem de Santa Ana, em meio a cantos, homenagens e pedidos de bênçãos.

Outra atividade marcante, que inclusive se tornou símbolo da festa, é o acendimento da fogueira que acontece desde a década de 50. Antes, ela acontecia no adro da Igreja, em frente da Matriz e contava com uma fogueira enorme, banda de música, barraquinhas, presença dos marujos, das pastorinhas que seguravam as pontas de um lençol branco para recolher donativos para a santa e para a construção da igreja.

Anteriormente havia também uma decoração especial. As ruas eram enfeitadas com arcos de bambu e muitas bandeirolas, as casas por mais simples que fossem também eram muito bem decoradas, tudo para receber com carinho a procissão. Já na hora da Missa, o sino da Igreja repicava para comunicar a todos o início do momento mais importante, e nessa altura a Matriz já encontrava lotada.

Entretanto, à medida que o lugar foi se desenvolvendo, o povoado se tornou distrito, e este posteriormente se tornou cidade, a celebração da Festa da Padroeira foi se ajustando ao gosto do povo, mas sempre sem perder de vista o seu intuito principal: homenagear a padroeira e dar espaço para a expressão do sentimento religioso do povo.

Patrimônio

Dentre os imóveis em que a Paróquia possui se destacam a Igreja Matriz e o Espaço Santana localizados no centro da cidade.

A atual Igreja Matriz foi idealizada e planejada pelo Padre Dorilo Glória que comandou a maior parte da construção, no entanto, ela foi concluída pelo Padre Joaquim Santana em meados de 1954 e 1955, sabe-se que sua inauguração contou com a participação de toda a comunidade incluindo as crianças daquela época. Apesar das reformas que passou, vale ressaltar que a Igreja permanece com seu padrão estético, que por sinal a faz ser considerada um dos principais pontos turísticos da cidade.

Quanto ao Espaço Santana, é preciso voltar um pouco na história. Há algumas décadas, as crianças e jovens da cidade precisavam ir para outras cidades para estudar. Sensibilizado com as dificuldades que enfrentavam, Padre José Luduvikhfs comprou um terreno próximo a Matriz e construiu o Ginásio Comercial São José a fim de solucionar o problema de continuação dos estudos das crianças e jovens da cidade. Mais tarde o local foi alugado pela Prefeitura Municipal que o utilizou para a Escola Municipal José Dias Bicalho até o ano de 2014. Desde então, o prédio se tornou obsoleto.

Com a chegada na cidade do Padre William Pires como pároco, o mesmo percebeu a realidade local, a necessidade de um espaço que disponibilizasse atendimento espiritual, social, opções de entretenimento e compras, e a partir de então idealizou o Espaço Santana na área da antiga Escola. Então, com muito empenho o projeto foi executado com o apoio e investimento dos paroquianos e parceiros.

Voltado para o cunho social, que é seu principal foco, o Espaço Santana abrange

salas onde a Paróquia oferece atendimento gratuito aos paroquianos, a secretaria paroquial, bem como quatorze lojas comerciais e um salão de festas.

O território paroquial abrange 12 comunidades sendo elas:

• Matriz (Centro)

• Nossa Senhora das Graças (Alto de Santana)

• São José (Boa Vista)

• Nossa Senhora de Lourdes (Achado de Baixo)

• Santo Antônio (Achado de Cima)

• São Francisco (São Francisco)

• Sagrado Coração de Jesus (Residencial Paraíso)

• São Pedro (Expansão do Bairro industrial)

• Nossa Senhora Aparecida (Industrial)

• Nossa Senhora de Guadalupe (Residencial Bethânia)

• Nossa Senhora Aparecida (Águas Claras)